Warhammer Fantasy 2a edição review parte 2


SKILLS

As skills funcionam de um modo super interessante em WFRP. O jogo é baseado em um sistema de porcentagens, mas as skills não tem um valor próprio, por exemplo climb 30%. Em vez disto existe um lista de skills consideradas skills básicas, que todo personagem deve ter, por exemplo search, climb, etc. Existe outra lista com skills especializadas como disguise, dodge, etc. Toda skill é ligada à um atributo. Para as skills básicas, se seu PJ não tem esta skill, você testa ela com metade do valor do atributo e se você é treinado nela, você testa com o atributo inteiro. As skills especializadas funcionam da mesma forma, mas se o PJ não for treinado ele não pode fazer o teste.

Mais uma vez, você não pode escolher as skills livremente, apenas as skills que a classe te dá. Com a evolução do PJ para as próximas classes, pode ocorrer da classe permitir você comprar uma skill que você já tenha. Nesse caso a compra dela é opcional, mas se você comprar você ganha um bônus de 10% a mais do atributo relacionado e é possível comprar mais uma vez para chegar à 20%.

Uma curiosidade: existe uma skill chamada consume alcool, que serve para vc não desmaiar de bêbado.

TALENTS

Os talents são bem lineares, eles dão algum bônus em jogadas ou atributos iniciais por exemplo e sofrem as mesmas limitações das skills. Geralmente eles são muito bons. Alguns exemplos:


- Acute Hearing: +20% now testes de perception envolvendo audição.
- Hardy: você ganha permanentemente +1 Wounds (HP).
- Strike Mighty Blow: você causa sempre +1 ponto de dano em meele.

EVOLUÇÃO DOS PERSONAGENS


Geralmente o personagem ganha em torno de 100 XP por sessão. Cada skill, talent ou melhoria de 5% em um atributo, custa exatos 100 XP. Na primeira classe você já ganha todas as skills e talents dela, mas você tem que comprar os atributos. vou dar um exemplo:

A classe Bodyguard como primeira classe já vem com as skills dodge blow, heal, intimidate e perception e os talents specialist weapon group (parry e throwing), atreet fighting, strike to stun e mais duas entre as opções 1(disarm ou quick draw) e 2(very strong ou very resilient). Detalhe que não existe meios de você comprar outras skills, talents e mesmo os talents que você tem escolha, você não pode pegar a outra.

Além destas skills e talents, existe o esquema de evolução dos atributos. No caso do bodyguard você deve comprar os seguintes atributos: Weapon Skill +10%, Strengh +5%, Toghness +5%, Agility +5%, Atacks +1 e Wounds +3. Como cada 5% ou 1 ponto da linha de baixo custa 100 xp, para passar para a segunda classe você vai pagar 900 XP.

Se você quisesse por exemplo subir a fellowship, não tem como. Aliás tem. Você tem que se planejar para que a sua próxima classe permita esta evolução. Se o bodyguard fosse a segunda classe sua, você teria que comprar cada skill e cada talent para passar para a terceira classe além dos atributos.

Para complementar, as classes que podem evoluir para bodyguard são: Estalian Diestro, Jailer, Mercenary e Thug. E as classes que você pode evoluir partindo do bodyguard são: Bailiff, Bounty Hunter, Interrogator, Jailer, Mercenary, Protagonist e Racketeer.

Uma das coisas que mais limitam sua escolha para a próxima carreira é o equipamento da nova classe que você deve conseguir antes da mudança. Alguns equipamentos são baratos como os do bodyguard (buckler, knucle dusters, 2 throwing axes ou knives e light armor), outros equipamentos como armaduras pesadas e armas de fogo podem demorar literalmente anos para conseguir comprar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens