Chaos Dimension: RPGs que deturpam a realidade

Resolvi escrever este post para reunir os RPGs que distorcem a realidade de uma alguma forma, propõe histórias alternativas da humanidade, alteram o fluxo temporal, etc. Para começar quero falar do Unknown Armies:

1- UNKNOWN ARMIES


UA é um RPG muito louco. A primeira impressão quando você lê o livro é "Como alguém pensou em algo assim?". O livro é de capa dura com o interior branco e preto, contendo 336 páginas, editado pela Atlas games. A primeira edição saiu em 1998. O sistema é de porcentagem com alguns detalhes exclusivos. O cenário é na época atual e se baseia no "occult underground" um negócio difícil de definir, mas que algumas pessoas podem sentir. O jogador representa uma pessoa desperta que tem acesso à algumas formas de magia. Existem 3 níveis de campanha: local (ideal para iniciantes descobrindo seus poderes), global (envolvendo a guerra de organizações de despertos com objetivos obscuros pelo domínio do mundo) e cósmica (os jogadores sabem a maioria dos segredos do cenário, o mundo está morrendo e existem organizações e forças ocultas lutando uma guerra para ascender à um estado de quase deuses para participar da criação do próximo universo). Além de adeptos da magia os PJs podem seguir caminhos que os tornarão avatares de entidades arquetípicas da realidade. Existem 14 arquétipos espelhando seu conceito o personagem avança no caminho de se tornar avatar. Alguns exemplos são o executor, o homem sem mestre, o verdadeiro rei, o selvagem, entre outros.


2- ALETHEIA


Já escrevi um post inteiro de Aletheia, mas resumindo aqui, todos os fenômenos paranormais que acontece, de combustão humana expontânea à abdução alienígena, tem uma causa comum, à qual os jogadores devem investigar. Os PJs fazem parte de uma sociedade que se dedica a investigar estes fenômenos e descobrir a causa que os une e os explica. A realidade é muito mais do que podemos enxergar devido à nossos cérebros moldados em 4 dimensões e existem pessoas que ultrapassam estes limites e entram em contato com a realidade que nos é oculta e com seres que habitam e manipulam estas camadas invisíveis do universo. Atarefa é muito perigosa, o fundador da Seven Dogs Society e a primeira geração de investigadores desapareceu sem deixar vestígios. A segunda geração foi encontrada  morta, todos baleados na cabeça, jogados em uma selva da América Central. Você faz parte da terceira e última geração.

3- ALTERNITY - DARK MATTER


Em DM a história do mundo é muito diferente da que nos foi ensinado nas escolas e nos livros. Raças alienígenas visitaram nosso planeta como os Greys e os reptilianos chamados Kinori. Eles ajudaram a raça humana no passado, mas um guerra entre eles causou uma explosão em um portal que afundou a atlântida e alterou nosso planeta. Eles voltaram a nos visitar e coisas misteriosas continuam acontecendo. Conspirações, ocultação governamental, criptozoologia e fenomenos forteanos fazem parte do cenário. Os personagens têm acesso à 6 formas de magia: milagres do monoteísmo, magias dos rituais do vodu, shamanismo, magias herméticas, enochianas e diabolismo. O livro é todo em cores em papel plastificado e muito bonito. As ilustrações são sombrias e obscuras. Existe um capítulo descrevendo os lugares misteriosos do mundo, um com sociedades secretas e outro com xenoformas (criaturas). Fantástico.

4- GURPS TIME TRAVEL


Este é o jogo c;assico de viagem no tempo. O livro é no padrão GURPS, eu acho bem feinho com interior branco e preto e encadernação brochura, mas o conteúdo é fenomenal. Mesmo que você não jogue GURPS o material é muito bom. São descritas diversas formas de viajar no tempo, as teorias da física à respeito e também são abordados os paradoxos criados pelas viagens no tempo. Aliás se você pretende mesmo mestrar uma campanha decente de viagem no tempo eu recomendo este livro que não é de RPG, mas trata de tudo sobre o assunto:


5- DOCTOR WHO ADVENTURES IN TIME AND SPACE


RPG novinho produzido pela cublicle 7 num box muito legal contendo 1 livro do mestre, 1 livro do jogador, 1 livro de aventura, 1 quick start, fichas prontas, fichas em branco, tokens e dados, tudo por cerca de U$ 38,00 na Amazon. O sistema é muito bem montado, muito amigável ao mestre e aos jogadores, o material de primeira qualidade e o cenário acompanha a série de TV com viagens no tempo, realidades múltiplas, raças alienígenas e muito mais.

6- BROKEN ROOMS


Do site da editora Greymalking: "Existem portas entre os mundos. Lugares que existem momentaneamente aqui e ali, mas apenas para você e os da sua espécie. Broken Rooms. (Nem sempre eles são quartos). Um segmento de uma estrada que nunca pareceu certo. O banco onde você deu o primeiro beijo. O beco onde você foi morto. Caminhe pelo Nearside. Salve os mundos. Salve a si mesmo. O tempo está correndo."

Existem 12 realidades alternativas que podem ser visitadas pelos jogadores como o mundo 3, que está morrendo após a colisão de um asteróide com a terra, ou o mundo 8 que está fadado a ser engolido por um buraco negro. Os personagens possuem meridianos que são poderes de alterar a realidade e estes poderes são ativados pelo momentun gerado durante as rolagens de dados. O livro é cavalo com quase 500 páginas, interior branco e preto, capa dura, ilustrações medianas custando U$ 50,00 na Amazon. O cenário é muito bom, assim que testar posto o review completo.

7- CALL OF CTHULHU DREAMLANDS


Este é mais um suplemento fantástico para CoC RPG. Nas histórias de Lovecraft algumas pessoas conseguem atravessar a caverna do sono mais profundo e entrar no mundo onírico, uma realidade paralela à nossa onde criaturas abomináveis existem e também cidades inteiras. Navios que navegam até a lua, gatos que saltam dos telhados para outras dimensões, um mundo subterrâneo habitado por Ghouls e a maldita Leng. Tudo isto faz parte deste cenário. Recomendo à todos ler os contos de Lovecraft. Sobre o mundo onírico os principais são: The dream quest of unknown Kadath, the silver key e Through the gates of the silver key. Existem traduções em português.

8- MAGE ASCENTION


Não podia deixar de constar o Mago a Ascensão, publicado pela White Wolf e jogo irmão do Vampiro a Máscara e Lobisomem o Apocalipse. Os jogadores são magos que podem alterar a realidade de diversas maneiras. A forma que a realidade é moldada é baseada no consenso da maioria das pessoas. É mais ou menos assim: a gravidade só existe porque a maioria das pessoas na terra acredita que ela existe. E por aí vai. Os magos devem ter cuidado ao causar grandes alterações na realidade pois podem sofrer efeitos de paradoxo.

Existem as tradições que os jogadores devem escolher ao criar seu mago e um dos inimigos principais do concelho das nove tradições místicas é a tecnocracia. O jogo é cheio de metafísica que o torna meio pesado para alguns jogadores. O sistema é o Storyteller usando treshold em xd10s.

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