Cthulhu Britannica: Avalon review


Este é um ótimo suplemento para CoC editado pela Cubicle 7 em capa brochura contendo 125 páginas e à um preço bem acessível. Ainda fazem parte da coleção outros dois livros que pretendo postar as reviews em breve.

Segundo o prefácio o livro foi baseado no trabalho de um professor chamado Noah Aynley-Chantnascido em Yorkshire em 1846. Ele escreveu dois livros: Legends and Myths of Avalon e Beneath ten Green Veio, este último pouco mais que uma coleção de anotações. A história do professor é muito interessante e pertinente. Ele nunca alcançou reconhecimento público. Estudou em oxford onde desenvolveu interesse pelo oculto, mudando-se para Bath em 1876. Passou alguns anos explorando Sommerset chegando a publicar alguns trabalhos sobre mitos e lendas da região. Em 1894 com o dinheiro das suas publicações ele comprou uma cabana em uma região ermaperto da cidade de Weston-Super-Mare.

Em 23 de janeiro de 1897 ele foi dado como desaparecido. Testemunhas o viram perto de descurexer no dia 20 de janeiro caminhando próximo a penhascos da região. A policia encontrou a cabana em ordem e uma busca foi organizada. Foi determinado que ele ve ter caído nos penhascos ou levado pelo mar, pois naquela noite uma forte tempestade surgiu de repente, mas seu corpo nunca foi achado.


Em 1899 ele foi declarado oficialmente morto e como não tinha família seus pertences foram leiloados. Entre os papeis estava o manuscrito Beneath the Green Veil, ainda incompleto. A última frase era enigmática: "Eu escutei o seu chamado e devo responder em breve". A única cópia do manuscrito estava no museu de Taunton onde o autor do suplemento Cthulhu Britannica: Avalon o leu em 2003, mas depois o livro desapareceu.

Com esta história curiosa inicia o livro, que depois passa para o capítulo de História. É descrito a pré história da região, a ocupação romana, a idade das trevas, ocupação saxã, idade média e contemporânea, tudo intercalado com comentários retirados dos trabalhos de Noah Aynley-Chant e ressaltando os eventos relacionados com os Mythos de Cthulhu, que não foram poucos.

O capítulo da geografia descreve mtas cidades e lugares interessantes como Glastonbury Tor, onde existe a lenda de estar enterrado o rei Artur e também escondido o santo graal. Alguns castelos são mencionados e a cidade de Bath é apresentada em maiores detalhes.

Segue o capítulo de lendas e costumes que éum dos mais interessantes, contendo muita informação útil e idéias de aventuras. Alguns temas abordados são a lenda do rei Artur, as linhas Ley, bruxaria, entre outros. Até aqui são 58 páginas e o resto do livro é dedicado à 3 cenários muito bons e não muito extensos e à idéias de aventuras.

CONCLUSÃO: um dos melhores suplementos em inglês para CoC lançado recentemente. A diagramação segue os livros da Chaosium com ilustrações em branco e preto, a escrita é interessante e fácil de ler, o preço muito atrativo e o cenário até então não explorado à fundo por outros suplementos é muito bem descrito. O livro não se limita a apresentar aventuras prontas como muitos para CoC, mas a dar ao mestre as ferramentas necessárias para criar meses de campanha em Avalon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens