Qin: The Warring States RPG review parte 2


Continuando o review do Qin quero comentar que entre cada capítulo há um conto dividido em várias partes muito bom. Conta as aventuras de uma moça chamada Coração de Jade em busca de vingança contra uma organização chamada Punho de Bronze que destruiu sua vila, matou seus parentes e a levou para ser vendida como escrava.

SISTEMA YIN/YANG

Para mim o ponto alto do Qin é o sistema Yin/Yang que é realmente muito interessante e diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Funciona assim: você joga 2d10 de cores diferentes, sendo que um é considerado yin e o outro yang. Depois subtrai o menor resultado do maior, lembrando que o 0 vale 0 mesmo e não 10 como de costume. A jogada vai gerar um número de 0 a 9 que será somado ao atributo e à skill. quando sai uma dupla é um sucesso automático e dois 0s uma falha crítica. Bem simples. O que torna o sistema interessante e diferente por exemplo de jogar apenas 1d10 e somar os bônus é a chance de cair cada número.

Se você jogar apenas 1d10, há uma chance de 10% de cair cada número seja um resultado médio, fraco ou máximo. No caso do Yin/Yang as chances são assimétricas. Veja o number crunch abaixo:


Dyin              0       1       2       3       4       5       6       7       8       9

Dyang   0    FC      1       2       3       4       5       6       7       8       9
             
             1       1       S      1       2       3       4       5       6       7       8

             2       2       1      S       1       2       3       4       5       6       7

             3       3       2      1       S       1       2       3       4       5       6

             4       4       3      2       1       S       1       2       3       4       5

             5       5       4      3       2       1       S       1       2       3       4

             6       6       5      4       3       2       1       S       1       2       3

             7       7       6      5       4       3       2       1       S       1       2

             8       8       7      6       5       4       3       2       1       S       1

             9       9       8       7      6       5       4       3       2       1       S

Explicação: Na primeira linha da tabela (vermelha) temos o resultado do 1º dado correspondente ao Yin e na primeira coluna (azul) o resultado do segundo dado, Yang. Os números verdes são os resultados yin e os laranjas os resultados yang. O FC é a falha crítica e os S são sucessos automáticos.

O mais interessante é a porcentagem de resultados:

FC: 1%
S: 9%
1: 18%
2: 16%
3: 14%
4: 12%
5: 10%
6: 8%
7: 6%
8: 4%
9: 2%

De acordo com a estatística os resultados 1, 2 e 3 já representam 48% dos resultados, então você deve pensar nisso ao ver suas chances. O sistema é feito de forma que os resultados menores saem mais e os resultados melhores saem menos. Mesmo assim existe 9% de chance de sair um sucesso automático e apenas 1% de chance de sair uma falha crítica.

Outro detalhe legal é que o ataque é uma ação yang, então se o resultado for yang você soma a margem de sucesso no dano! Existem ainda técnicas de Tao que manipulam os resultados, como por exemplo o Tao of ying and yang que permite você somar ou diminuir 1 ponto em um dos dados.

Todos os teste são realizados desta maneira contra um número alvo escolhido pelo mestre. Uma dificuldade normal é 5 e conforme vai ficando mais difícil o número vai aumentando. Cada skill tem um atributo associado e os dois são somados ao resultado dos dados.

No próximo post vou falar dos Taos, técnicas de combate e magias.

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