Heaven & Earth 3rd edition RPG review


H&E é um RPG dos criadores de Aletheia que segue mais ou menos o mesmo padrão, ou seja, os personagens devem descobrir o "grande segredo" por trás da trama.

CENÁRIO

O cenário se passa em uma cidade pequena no interior do Kansas chamada Potter's Lake. Os PJs por algum motivo se mudaram recentemente para a cidade, seja por uma oportunidade de emprego, ou porque estão retornando para a cidade natal, etc.

Logo os PJs vão perceber que Potter's Lake não é uma cidade comum. Existe um alto índice de acontecimentos que podem ser considerados sobrenaturais acontecendo na cidade. O livro básico contém cerca de 130 páginas e interior branco e preto e ilustrações interessantes. A cidade tem muitos lugares interessantes como a universidade St. Anselm criada por padres católicos e cheia de mistérios e histórias contadas pelos estudantes, a floresta que as pessoas evitam a todo custo, a base Powell da força aérea próxima à cidade e o lago que dá nome à cidade e que registra um alto índice de afogamentos.


40 PDMs são descritos, variando desde um padre residente da universidade que dizem que realizava exorcismos, o comandante da base Powell, e muitos outros moradores da cidade, quase todos com alguma peculiaridade ou escondendo um segredo. É através destes PDMs, principalmente que os PJs poderão encontrar pistas do segredo da cidade.

A cidade é também alvo da atividade de 4 sociedades secretas, cada uma delas com interesses e objetivos ligados à Potter's Lake. É difícil comentar muita coisa do cenário sem revelar detalhes do mistério e como não quero estragar o jogo de ninguém, não vou entrar em detalhes.

SISTEMA

É impossível não levantar uma comparação entre os dois jogos dos mesmos autores, por isso nas linhas abaixo farei paralelos entre os dois:

O sistema é muito parecido com o do Aletheia, mas eu achei mais bem bolado. A ficha de personagem é criada praticamente da mesma maneira, começando com pontos para distribuir nos atributos, depois escolhendo a ocupação que concede o pacote de skills e que tem um custo proporcional à utilidade e quantidade de skills, e por último você ganha pontos para comprar skills extras e/ou ocupações anteriores. em H&E diferentemente de Aletheia você não começa o jogo com nenhum tipo de poderes paranormais.
A diferença principal do sistema é que o Aletheia usa um pool de dados (d6s) e o H&E usa um sistema de jogada de dados + bônus direto. Estes bônus no caso são a soma do atributo + skill + bônus circunstanciais sendo o numero alvo = 9 sempre. O twist aqui é que dependendo da dificuldade da jogada o mestre designa um tipo de dado para o jogador usar. Assim um teste difícil usa 1d8 + bônus, um teste comum usa 1d10 + bônus e assim por diante. Tudo no jogo é resolvido assim e funciona muito bem. Você tem ainda pontos de destino que nada mais são que XPs que você pode gastar opara rejogar um teste.

SEGREDO

Os autores conseguiram novamente criar este estilo de RPG onde existe um grande segredo para ser descoberto. No caso de Aletheia é a busca por uma explicação que una e revele a causa de todos os fenômenos paranormais do mundo, de avistamento de ovnis e fantasmas à combustão humana espontânea e viagem astral (acredite, tem uma explicação).  Já no H&E o objetivo é muito mais vago, os PJs não sabem bem o que estão buscando, apenas entram em contato com os eventos de Potter's Lake e acabam tentando descobrir o que acontece com a cidade.

A "busca"em Aletheia é muito mais clara e por isso o trabalho do mestre é muito mais fácil. Os PJs também fazem parte de uma sociedade, os "seven dogs" e têm muitos recursos à sua disposição, como financiamento, pistas de outros membros, uma biblioteca gigante e poderes paranormais. Em H&E os PJs são simplesmente pessoas comuns morando na cidade estranha e o mestre deve ter muito mais criatividade para montar a campanha.

Já em relação ao segredo, eu achei a explicação do Aletheia muito mais elaborada e interessante. O segredo de H&E não deixa de ser bom, mas os estágios para a revelação final em Aletheia é mais bem definido e também aqui entra um pouco do gosto pessoal, pois no Aletheia o segredo é mais científico e menos místico.

CONCLUSÃO

Se você gostou do Aletheia você deve gostar de H&E. Fora isto este jogo é para jogadores mais experientes, é voltado para o roleplay, a interação entre os PJs e PDMs e para a investigação e não para o combate e a ação. A cidade me lembrou um pouco de Twin Peaks e de alguns episódios de Arquivo X. Quem gosta de mistérios, revelações e interpretação vale a pena conferir.

Comentários

  1. Pelo que entendi, não há listas de Ocupações, certo? De acordo com seu "peso" no cenário e grau de utilidade uma Ocupação vai custar mais que outras. Seria possível comentar sobre quais critérios foram usados para fazer tal diferenciação? Há alguma lista de fatores ou questionário no qual cada "sim" aumenta o custo em 1?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens