Paradise Lost: suplemento para Heaven & Earth RPG


Paradise Lost é um suplemento de 80 páginas para Heaven & Earth RPG que segue o mesmo modelo do livro original, com interior branco e preto e ilustrações mostrando as pessoas e lugares importantes da cidade de Potter's Lake.

PL é um suplemento que eu considero indispensável, pois é uma extensão do cenário original. Nele são descritos mais 20 PDM importantes com seus segredos como o dono do Deke's Bar que se revoltou contra deus depois que seu filho morreu afogado no lago, mais lugares interessantes como uma industria química abandonada e a estação de bombeiros que vem sofrendo com incêndios misteriosos.

Além disso, o que eu acho mais interessante é a história recente de Potter's Lake, da história de Calvin Tryst, herói local que foi enforcado para que Potter's Lake fosse reconhecida como cidade pelo governador em 1876 a morte do querido prefeito Philip Jackson em um estranho acidente, passando pela descoberta de Luther Cain, o serial killer.


Muito interessante também são os capítulos sobre os rumores da cidade, com breves rumores sobre o monolito na floresta, as mortes no lago, atividades extraterrestres, a Ku Klux Klan, entre outros e o capítulo sobre folclore local.

Seguem dois cenários sendo um de tamanho médio e um curto e os capítulos finais contendo segredos importantes do cenário: A história secreta da cidade, a faculdade St. Anselm e um apêndice com detalhes do segredo por trás da trama.

CONCLUSÃO

Paradise Lost devia ter sido incluído no livro básico, mesmo porque este é um livro pequeno com menos de 200 páginas, porém o pacote com os 2 livros em PDF é muito barato sendo que o suplemento sai por cerca de U$ 3,00. Com certeza é um suplemento indispensável, principalmente por se tratar de um RPG avançado, voltado para o cenário, os mistérios e a interpretação e não ao sistema de regras e o combate. Por estas mesmas características é um cenário desafiador para o mestre criar aventuras, unindo  a grande quantidade de elementos como os 60 PDMs, diversas localidades, rumores, segredos, etc, principalmente em conseguir dosar a velocidade que os jogadores descobrem os segredos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Symbaorum review parte 1