O Encontro Internacional de RPG está de volta...

A DEVIR anunciou que voltará a realizar o EIRPG em julho deste ano, junto com o Anime Friends. Eu nunca fui fã do IERPG. Sempre achei um evento fraquíssimo por vários motivos que vão da organização do espaço, pouquíssimos palestrantes (internacionais então nem se fale) às estandes de vendas fraquíssimas com mínimos lançamentos e muitas vezes mais caros que comprando pela internet.

Entendam bem, quando você diz que o evento é "O"Encontro Internacional, espera-se palestrantes internacionais, lançamentos internacionais, estandes de vendas internacionais, etc. Senão temos que ter a vergonha na cara de nomear o evento de encontro brasileiro, encontro paulista, encontro sul americano, seja lá o que comporte. E não é isso que vemos no EIRPG. Quando muito um convidado internacional e, ó surpresa, o maior estande é o da DEVIR com meia dúzia de lançamentos com traduções meia boca.

Esse ano o evento vai ser junto com o Anime Friends o que eu acho uma piora muito grande. Eu adoro animes, mas acho que cada evento tem seu foco. A impressão que passa é que o EIRPG sozinho não se sustenta, então tem que encher linguiça copm anime, magic, etc. O fraco desempenho dos encontros nacionais é resultado direto do fraco desempenho das editoras nacionais, seu marketing, seus lançamentos, suas traduções, etc.

Como a DEVIR ainda não anunciou as atrações e detalhes do evento mesmo faltando 2 meses, não tenho como dizer quais atrações são interessantes, etc. Quando se fala em encontro de RPG temos por padrão a GENCON com duas edições anuais nos EUA, esse sim um encontro digno de ser nomeado "internacional" contando com 40 mil participantes por dia, milhares de produtos em exposição, palestrantes do mundo inteiro, centenas de eventos independentes, e os ingressos do encontro e dos eventos especiais à venda 1 ano antes.

Vamos ver qual palestrante virá no EIRPG, se a Cubicle 7, Edition San Detour, Fantasy Flight Games, Days of Wonder, Rio Grande Games, Chaosium, Wizards, White Wolf, etc estarão presentes ou se vão ser as traduções da DEVIR e a meia dúzia de editoras nacionais com 2 livros cada.

BAIXO IMAGENS DA GENCON:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Symbaorum review parte 1