RPGs sobre crianças

Quando eu estava na faculdade na década de 90 não haviam muitos RPGs à disposição no Brasil. A década foi considerada como uma década de ouro do RPG nacional pois haviam nada menos que 4 grandes título lançados no mercado: GURPS, Vampiro a Máscara, AD&D e Shadowrun, além do nacional Tagmar. Haviam também os livrinhos Aventuras Fantásticas e a Dragão Brasil, uma revista especializada em RPG de onde ficávamos sabendo (e sonhando) com RPGs importados como Call of Cthulhu que eram difissílimos de conseguir.

Na época não eram tantos jogadores assim. Os jogos eram bem old school e comparado com hoje o mercado era muito pequeno. Era muito comum os mestres criarem sistemas home made. Cada grupo tinha um. Eu cheguei a criar e mestrar bastante tempo um jogo chamado Apocalypse. Tinha também um jogo que eu comecei a escrever mas não foi para frente que eu chamava de Kids, que era sobre aventuras com crianças, bem no estilo dos Goonies.

Bom hoje realmente existem jogos sobre crianças no mercado. Eu reuni aqui 3 jogos que eu conheço:

1- LITTLE FEARS


LF é um jogo sobre crianças, bem ao estilo da série de livros do L. R. Styne que também virou um seriado chamado Goose Bumps. É um jogo de terror onde os jogadores assumem o papel de crianças entre 6 a 12 anos enfrentando criaturas sobrenaturais vindas de outra dimensão chamada Closetland. O jogo já teve 2 edições, a primeira lançada em 2001 e outra chamada de Nightmare Edition, lançada em 2009 e bastante reformulada, sendo alterados vários elementos da trama.


O sistema chamado de Top 3 é bastante funcional, na verdade uma modificação do Roll & Keep usando d6s. As crianças têm uma forma de magia chamada Belief que é usada para protege-las, ferir monstros, etc. A Retropunk deve trazer uma versão traduzida este ano para o Brasil.


2- GRIMM


Lançado pela gigante Fantasy Flight Games, o jogo trata de crianças perdidas em um mundo de contos de fadas sombrios e distorcidos. A primeira versão era um suplemento para D20 system e a versão atual é um jogo próprio com um sistema chamado de Linear D6. O livro é muito bonito, mas atualmente ele só é vendido em versão PDF.


3- MONSTERS AND OTHER CHILDISH THINGS


É um jogo de horror onde crianças possuem animais de estimação monstruosos. Em 2007 ele foi lançado como um suplemento para Godlike e em 2008 saiu a versão completa usando o sistema One Roll. O cenário é parecido com o mundo real, mas combina histórias infantis com horror Lovecraftiano. Em 2010 a Cubicle 7 lançou uma versão de bolso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Shadowrun 5ª edição em português

OOPART: O parafuso de 300 milhões de anos