Lost Dice engine review


O Julio Matos soltou este livreto com as orientações de como criar jogos de sobrevivência usando o sistema usado em UED. O livro é bem enxuto e eu gostei muito dele. Na verdade ele me ajudou a entender melhor a construção do UED e acho que todos que pretendem jogar UED devem se beneficiar lendo este livrinho em PDF (cerca de 20 páginas).

O livro foca bastante na forma de usar os atributos dos personagens modificando-os para se adaptar a outros jogos. Lendo este livrinho eu fiquei imaginando diversos jogos que poderiam ser adaptados para ele como um zumbi apocalipse, um acidente espacial onde os PJs ficam presos em um planeta hostil, etc.

Como o livro é muito pequeno não existem por exemplo moldes para criar outros tipos de personagens além dos que já vem no UED e aí me veio outra idéia. O Lost Dice pode um dia vir a se tornar um livro maior com todas as regras para a criação de diversos jogos, mais ou menos como um manual básico do GURPS ou o Alternity!

Para isso seria necessário, alé do material já contido neste livreto e no UED, de regras para desenvolver personagens, um bestiário e uma lista de armas mais amplos e talvez algumas regras opcionais como sanidade. Daí podem vir cenários cyberpunks, Mythos de Cthulhu, viagens no tempo, as possibilidades se ampliam muito.

Ótimo trabalho e iniciativa da equipe, o RPG nacional cresce muito com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Shadowrun 5ª edição em português

Symbaorum review parte 1