Os Diversos tipos de Ficção - parte 1

Faz muito tempo que eu quero escrever este post, mas só agora arrumei tempo. Quando falamos de ficção ou ficção científica geralmente pensamos em robôs ou naves espaciais, mas existem diversos subgêneros de ficção e os RPGs, filmes, romances, etc os acompanham. Vou mostrar um resumo destas categorias:

1- HARD SCI-FI


Este gênero consiste em uma ficção onde os detalhes da ciência são explicados em detalhes e existe um esforço de verosimilhança. Um exemplo é o filme/livro Contato do físico Carl Sagan. Vários RPGs se prestam à isto e praticamente quaquer RPG mais genérico tipo o GURPS e o Alternity podem ser usados dependendo apenas do GM.

2- MILITARY SCI-FI


Ficção científica voltado para campanhas militares. Um dos exemplos mais clássicos é o filme Tropas estelares. Os RPGs e série de romances do Warhammer 40K são recheados deste gênero, em especial o RPG Only War.

3- ROBOT SCI-FI


O gênero robô foi cunhado pelo gigante Izaac Azimov e tudo que se conhece e que se inventou sobre robôs hoje deriva do seu trabalho. Vários filmes foram adaptados das obras dele como Eu, Robô e O Homem Bicentenário. Outros filmes representam muito bem o gênero como Inteligência Artificial. Recomendo fortemente a leitura de toda a obra do Azimov. Um RPG clássico sobre o tema é o
GURPS Robot.

4- SOCIAL SCI-FI


É um gênero de ficção científica onde a sociedade humana é extrapolada e criticada e a ficção científica serve mais de pano de fundo. O filme Minotity Report é um bom exemplo. Não me lembro de cabeça de algum RPG especificamente deste tema, mas deve ter um com certeza.

5- SPACE OPERA


É um gênero mal definido. Geralmente envolve viagens interplanetárias, vários romances/filmes sequenciais, personagens recorrentes, guerras e temas épicos. Star Wars é o clássico space opera e a FFG acabou de lançar o novo RPG do Star Wars.

6- STEAM PUNK


Nos mundos steam punk a tecnologia evoluiu de forma diferente do nosso mundo. Diversas máquinas movidas principalmente à vapor dominam o cenário. Tem como inspiração trabalhos de Julio Verne e H. G. Wells. Existem muitos filmes bons de steam punk como Wild Wild West, A Liga Extraordinária e Tai chi Hero (que mistura kung fu com steam punk). Um RPG já meio antigo que explorou este tema foi Castle Falkenstein. Teremos em breve o Far West da Cubicle 7.

7- CYBERPUNK


É uma das minhas paixões, um gênero de fição que reúne os temas de fusão homem-máquina, transhumanismo, fraude eletrônica, realidade virtual e a decadência da sociedade entre outros. Blade Runner é o clássico absoluto. Neuromancer de William Gibson é leitura obrigatória. Recomendo Juiz Dredd e os trabalhos de Phillip K. Dick. Em RPG Shadowrun reina absoluto chegando agora à sua 5a edição, mas não podemos nos esquecer do clássicos GURPS Cyberpunk, Netrunner e Cyberpunk 2020. Alternity e Eclypse Phase têm elementos cyberpunk.

8- BIOPUNK


É uma variação do cyberpunk onde o foco é na engenharia genética e bio tecnologia ao invés de cyber implantes. Também estão presentes temas de eugenia, repressão política e declínio social. Gattaca é um ótimo filme e Akira o clássicos dos classicos, recomendo fortemente o filme de animação e sobretudo o mangá do Katsuhiro Otomo.

9- NANOPUNK


Variação do cyber/biopunk focado em nano máquinas. O filme O Dia em que a Terra Parou tem elementos apocalípticos e nanopunk.

10- SUPERHERO


Ainda existe algum debate se o gênero de super heróis pertence à ficção ou fantasia. O fato é que muitas histórias de super heróis misturam vários gêneros completamente diferentes como por exemplo em dois opostos as histórias de detetive do Batman e a escala absurda de poder das histórias do Beyonder, Tanus ou Galactus. Todo mundo conhece pelo menos um pouco deste gênero e hoje o cinema é atolado em filmes de super heróis. RPGs també'm abundam como todas as encarnações de RPGs da Marvel e DC, com destaque para o mais recente Marvel Heroic Roleplay e também o Mutants & Masterminds. Minhas histórias de super heróis favoritas são as do Batman, O Amanhecer Esmeralda do Lanterna Verde, Tanus em Busca de Poder, Guerras Secretas 2 e a história do Estigma.

11- VIAGENS EXTRAORDINÁRIAS


Praticamente baseado nos livros de Julio Verne, são viagens mirabolantes como A Viagem ao centro da Terra. É um gênero que mistura ficção com aventura. Muitas histórias de CoC envolvem viagens extraordinárias ao redor do globo para combater os deuses antigos e seus cultistas como a clássica Nas Montanhas da Loucura e sua campanha de RPG Beyond the Mountains of Madness.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Shadowrun 5ª edição em português