APPs para facilitar a vida do GM

Desde que comprei o IPAD 1 eu uso APPs para mestrar e organizar campanhas e estou sempre procurando APPs úteis para integrar na campanha. Já gastei uma boa grana comprando e testando APPs que no final não acabaram sendo o que eu esperava.

Há um tempo atrás existia um APP chamado DM Toolkit que era bem legal apesar de carinho para escrever campanhas, catalogar criaturas, etc, mas a empresa suspendeu o suporte e tirou da APP Store. Tenho pensado seriamente em eu mesmo desenvolver um APP para esta finalidade, mas enquanto a ideia não sai do papel vou compartilhar com vocês os APPs que eu uso, depois de literalmente anos testando APPs:


1- Rolador de Dados: DICE CRUNCHER


De longe o melhor rolador que eu já usei, sem frescuras, sem dadinhos poligonais virtuais, apenas uma calculadora poderosa com Fudge, Treshold, funções matemáticas, etc.


2- Leitor de PDF/Livros: PDF Cabinet


Leitores de PDF testei às dezenas até chegar neste aqui. Além de interface agradável ele é rápido, não trava, cria pastas para customizar sua biblioteca e ainda é muito bom para grifar e anotar os textos e compartilhar, poupando muito tempo ao tentar encontrar certas regras ou passagens em uma aventura.



3- Mapas: Battle Map 2

Este APP é fantástico. Você cria mapas arrastando o dedo, tem uma boa biblioteca de objetos, criaturas, tiles, etc. Depois você pode imprimir os mapas ou mandar para os jogadores por email, ou ainda espelhar a tela em um projetor ou TV, que é diferente do que o GM ve no IPAD! Assim os jogadores não veem de cara as armadilhas, inimigos e passagens secretas.  Além disso você pode mestrar a aventura inteira nele, incluindo online. Tem uma calculadora de dados embutida

4- Organizar a Campanha: One Note

O One note mudou a forma como jogamos no meu grupo. Começamos usando como diário de campanha, mas logo se tornou muito mais:


- Todos os jogadores tem uma conta, então todos podem visualizar e atualizar seus personagens e acontecimentos. Além disso ele é cross plataforma podendo ser visualizado em qualquer dispositivo ou mesmo no navegador.
 - Costumo distribuir XPs aos jogadores que contribuem ativamente.


- Partes que apenas o GM pode ver são anotadas em outros cadernos e as páginas liberadas conforme a investigação vai andando.
- Jogadores que percam uma sessão estão sempre atualizados e ninguém corre o risco de esquecer o nome de um NPC ou o que aconteceu num determinado ponto da campanha.


- Costumo também inserir pistas no diário na véspera da sessão para que os jogadores fiquem atentos.
- Os props e mapas podem ser inseridos diretamente no diário assim não é necessário imprimir e os jogadores podem acompanhar simultaneamente em seus tablets/celulares, mesmo que algum dos jogadores esteja jogando à distância por VOIP.
- Os mapas podem ser anotados em tempo real como um quadro branco (white Board) enquanto o mestre explica a cena.

Os usos são muito grandes, você com certeza vai acabar encontrando mais algum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Call of Cthulhu 7ª edição em português em FC!

Sistemas de RPG parte 1: Dados

RPGs de Zumbis parte 1