Bebidas Alcoolicas e RPG



Por acaso li este post no blog "As Tralhas RPGisticas da Graci" sobre a ingestão de bebidas alcoólicas durante as sessões de RPG e suas consequências e fiquei intrigado. Já tinha percebido que bebíamos muito durante os jogos, mas nunca tinha pensado muito à respeito.

Primeiro percebi uma coisa. Se pessoas estão falando sobre isto é porque é uma coisa comum e de fato todo grupo de RPG que eu conheço bebe alguma coisa nas sessões, principalmente cerveja, mas em algumas ocasiões especiais rola outros tipos de drinks. A credito que parte deste fenômeno se deve à outro fato que eu já havia constatado que é o envelhecimento da população de RPGistas.

Quando eu comecei a jogar em 1989 só haviam crianças jogando. Ocorre que o público foi envelhecendo e os hábitos foram mudando. Hoje não conheço crianças que joguem. Conheço adolescentes e adultos de várias idades e boa parte deles bebem.

Quanto aos efeitos abordados no post mencionado é óbvio que todos os grupos onde há bebida envolvida vão experimentar em maior ou menor grau. O que eu posso contar é minha experiência pessoal. No nosso grupo bebida está sempre presente e todos bebem. Algumas vezes uma pessoa não está bebendo por algum motivo, mas isto é raro.

Na maioria das vezes não há prejuízo observável, um pouco de alcool ajuda a desinibir os mais tímidos, mas quando o pessoal extrapola um pouco o jogo fica disperso, com conversas paralelas e algumas vezes a sessão nem terminou. Uma vez um amigo já chegou calibrado e estorvou a sessão inteira sendo repreendido pelo restante do grupo durante toda a sessão. Teve vezes que a sessão nem começou e o pessoal resolveu ficar só na cerveja e bate papo mesmo. O que eu percebo é que muitas vezes o RPG é uma desculpa para os amigos se reunirem e beberem e que às vezes fica em segundo plano.

O nosso evento semestral chamado Concentration Camp envolve ficar isolado por 2 a 3 dias em um local sem acesso à internet e telefonia celular, muito jogo, comida boa e um barril de chopp. No geral
o jogo flui bem e as piadas rolam soltas. Bom é isso, estes são meus pensamentos à respeito. Concordo com o autor do blog que o álcool pode atrapalhar o jogo, principalmente se algumas pessoas não estiverem bebendo.

E para não deixar este post chato olha só estas canecas do Warhammer!!!!!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Symbaorum review parte 1