KULT RPG em financiamento!!!!



Os RPGistas das antigas vão se lembrar desta capa. Trata-se de Kult, um RPG sueco de 1991 que se tornou uma lenda. A aura que permeia este RPG é difícil de explicar. De início já foi recheado de polêmica e controvérsia sendo duramente criticado pela imprensa sueca e chegando até a ser movida uma discussão no congresso sueco depois que um rapaz de 15 anos assassinou dois amigos, outro adolescente se explodiu a cabeça com uma shotgun e mais um adolescente desapareceu e nunca foi encontrado, todos supostamente influenciados pelo RPG Kult. Lembra muito o que ocorreu aqui no Brasil na década de 90 conforme relatei neste post.

Mas porque este RPG teve esta influência maligna tão grande? Conhecido como o único RPG mais dark que Call of Cthulhu, Kult tem uma temática muito adulta e que pode chocar mesmo pessoas maduras. O cenário é uma visão sombria do mundo contemporâneo. Porém o jogo lida com múltiplas realidades, magia, seres sobrenaturais e o conceito de que a realidade é uma ilusão. Não vou aprofundar estes temas, pois seria impossível sem soltar spoillers que estragariam a experiência dos jogadores, mas tenha em mente que não se trata de nada parecido com o mundo das trevas, COC ou qualquer outro RPG de horror.

Capa da nova edição


Além disso tudo em Kult é dark ao extremo. As magias são baseadas nem sistemas reais como a cabala e o gnosticismo. Existe um sistema de sanidade, mas funciona bem diferente do COC, inclusive nas suas consequências e o que acontece se um PJ perder toda sua sanidade. O jogo lida com temas como abuso, violência gratuita, tortura, execuções, solidão, sexo, estupro e tortura sexual, abuso de entorpecentes e por aí vai. Realmente não é um RPG para qualquer um, muito menos para menores de idade. Para você ter uma ideia os autores escreveram Kult em situações como caminhadas noturnas em florestas geladas da Suécia e em isolamento em uma cabana de caça no meio das montanhas frias e inspirados por filmes (verdadeiros) de guerra, pornografia hardcore, literatura ocultista, etc.

Finalmente após 25 anos e após as3 primeiras edições estarem à muito esgotadas e valendo ouro o jogo entra em FC no KS. Não é surpresa nenhuma que bateu a meta em 12 minutos e faltando 33 dias já bateu 10 vezes a meta. Ficou curioso? Garanta o seu na página do KS e deixe seu comentário!

Comentários

  1. Vou pegar o PDF. Já tinha ouvido falar deste jogo, mas não conhecia. Boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:06 AM

    Esse nao teve jeito, tive que pegar o livro impresso. O jogo é do kct, ainda mais agora foi revelado que ele ai usar uma modificação do apocalypse world com 2d10 em vez de 2d6. É o ti de rpg que o cenário é em si o mistério da campanha. Algo como Matrix. Ele tem um pouco de broken rooms e de unknown armies também.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:34 PM

    Maldição! Pra quê fui acessar este blog! Não resisti, vou pegar a versão de couro sintético. Não se vou ter com quem jogar, mas não posso deixar passar esse clássico.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:21 AM

    Eu também tinha jurado que nao pegava mais livro físico até o dolar baixar, mas o kult nao teve jeito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Shadowrun 5ª edição em português

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Symbaorum review parte 1