A sua é mais completa. A minha veio sem o simulacro, mas com um voucher para comprá-lo sem custo no site da Chaosium. Como o frete pra estas bandas não é barato, ainda nao resgatei.
Previsão pra jogar ainda não tenho. Preciso de um grupo bom e com disposição pra jogar com bastante frequência de modo a aproveitar bem a campanha.
Faz um tempo que penso em escrever este post. Sou fanático por por sistemas de jogadas de dados e gosto de analisar os detalhes técnicos e estatísticos inerentes. Desde o D&D 1a edição muita coisa surgiu nova e muita coisa realmente interessante.
Quando analisamos um sistema de RPG, uma coisa que dou muito valor é a maneira como ele se integra ao cenário, para que não fique uma coisa "colada" ao cenário, mas apesar da importância deste aspecto, não é a minha intenção explorar este lado dos sistemas neste post, pois seria impossível analisar jogo por jogo e isto eu já estou fazendo nas resenhas individuais. Ao invés disto quero apenas explorar aqui alguns dos sistemas mais usados e como eles funcionam.
1- VARIABLE TRESHOLD ON INDIVIDUAL DICE (VTID)
Este é praticamente o primeiro sistema usado em RPGs. Trata-se de jogar 1 único dado e compara-lo à estatística em questão que é o treshold. O exemplo mais clássico deste sistema é o d%, onde você joga 1d100 (ou 2d10 sendo 1 …
Uma característica comum à todos os RPGs é que os personagens evoluem com o tempo. Hoje com todos os jogos de videogame existentes pode parecer uma coisa trivial, mas na década de 70 isso era inovador, até revolucionário. Na época o que existia em comparação eram os jogos de tabuleiro, onde toda vez que você jogava, começava do zero. Quando os primeiros videogames surgiram também era assim, não existia nem mesmo como dar save no jogo.
Um dos grandes atrativos do RPG era justamente a evolução dos PJs. Era como um tabuleiro avançado, em que a partida na verdade nunca terminava, mas ficava apenas suspensa até a próxima sessão. Na verdade eu acho que a dupla Arneson e Gigax foram muito geniais ao unir todos esses conceitos inovadores em um jogo: a presença do mestre, a evolução, a interpretação, etc, ainda mais se você pensar que o D&D evoluiu ou foi inspirado em wargames.
Quase todos os RPGs existentes utilizam até hoje o mesmo esquema de evolução do PJ que o 1º D&D, o ganho de …
A editora New Order mais uma vez trazendo RPG de qualidade para o mercado nacional. Está em financiamento pelo Catarse o clássico cyberpunk com um dos cenários mais completos que já foram escritos. Trata-se de Shadowrun em sua lindíssima 5ª edição. Metade da meta já foi batida e tenho certeza que serão mitas metas extras. Desde a 2ª edição lançada na década de 90 pela Ediouro, não víamos uma nova edição em território nacional.
Neste financiamento como de costume você poderá pegar muita coisa bacana como conjunto de dados e o já tradicional mapa de pano. Aliás fiquem de olho que a New Order tem mais uma surpresa bombástica este ano.
Essa caixa é sensacional. Precisa de um grupo empolgado pra jogar essa campanha, pois é bastante longa.
ResponderExcluirAdorei tb Luciano. A sua caixa veio igualzinha? A minha foi ad on, não sei se é idêntica. E vc tem previsão de mestrar essa campanha?
ResponderExcluirA sua é mais completa. A minha veio sem o simulacro, mas com um voucher para comprá-lo sem custo no site da Chaosium. Como o frete pra estas bandas não é barato, ainda nao resgatei.
ResponderExcluirPrevisão pra jogar ainda não tenho. Preciso de um grupo bom e com disposição pra jogar com bastante frequência de modo a aproveitar bem a campanha.
Aqui tenho o mesmo problema, preciso primeiro arrumar um grupo dedicado para poder mestrar...
ResponderExcluir