Novo RPG para Warhammer 40K à vista


A Ulisses Spiel adquiriu os direitos da linha de RPG do Warhammer 40K e já anunciou para o ano que vem o RPG Wrath & Glory dentro da linha, todo reformulado e com sistema próprio. O jogo vai sequir junto com a história da 8a edição do jogo de minis, Dark Imperium.

Eles já adiantaram que o jogo não terá relação alguma com a linha publicada pela FFG e usará um sistema de pool de d6 voltado para o combate brutal, ação e imersão. Parece que haverão inclusive raças alienígenas para jogar.

Como eles adquiriram a licença os PDFs das edições antigas vendidas na Drivethru devem passar para eles.

Agora vem aquela pergunta. Será que vai prestar? Para responder esta pergunta temos que analisar:

1- A Ulisses tem uma boa tradição em jogos com material muito bom como o recentemente lançado em FC The Dark Eye que ganhou um Silver Ennies este ano e também o TORG Eternity. 

2- A FFG fez um bom trabalho com a linha 40K, pelo menos muito melhor do que a merda que ela fez com o WH Fantasy RPG. Além de uma linha enorme de produtos com a qualidade usual o sistema de porcentagens funciona muito bem. Se bem que no finalzinho acho que ela desviou o foco. 

3- Manter a linha da história das minis é uma maneira de atrair os jogadores das minis para o RPG e manter o cenário atualizado e mais ou menos o RPG sempre seguiu as minis, mas precisamos acompanhar com cautela tendo como base a porcaria que virou o Fantasy com o End of Times e o Age of Sigmar. 

4- Agora o que mais me preocupa é o sistema. Os sistemas da Ulisses são no mínimo diferentes e me dão uma sensação de ultrapassados, não no quesito de terem um gosto old school, o que seria positivo. Pool de d6 já me dá um arrepio de saída e me vem imagens na cabeça misturando caminhões de dados com 3D&T. Eu expliquei os problemas destas pilhas de dados neste vídeo aqui.

Conclusão: com tão poucos detalhes é cedo para dizer alguma coisa. A Ulisses tem ao seu favor sua experiência, livros bonitos e bem acabados e uma grande fan base, além do Ennies é claro, mas eu não fiquei tão empolgado com esta notícia como fiquei com a C7 produzindo o Fantasy ou a possibilidade de um novo 5R pela FFG.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos