L5R Beta Test parte 2 - Mecânica Básica




Continuando a análise da versão beta das regras desta nova edição do L5R, entramos na mecânica básica que como já mencionei nos posts anteriores, trata-se de uma mistura entre o sistema original das edições anteriores chamado Roll & Keep ou R&K e o sistema próprio da FFG chamado Narrative Dice System. Como funciona?

Bem, o jogador vai reunir um pool de dados baseados nos seus atributos e skills. Aqui vai um parêntese. Nesta nova edição não há Atributos propriamente ditos, apenas os anéis dos elementos. Que conhece as outras edições vai lembrar que os 5 anéis estavam presentes na ficha de personagem, mas cada anel com exceção do void era dividido em 2 atributos totalizando assim 9 atributos que eram combinados com as skills para formar a pilha de d10.

Nesta edição existem apenas os anéis e todos eles podem ser combinados com qualquer skill! O anel representa na verdade a maneira de executar uma skill. Assim se você for usar uma skill social você pode associar o ar, por exemplo para usar de subterfúgios ou a terra para agir com paciência. É mais ou menos assim que funciona e cada anel tem uma descrição do que ele representa e cada skill tem uma descrição do que ela faz com cada anel.

Na minha opinião o sistema é um tanto vago e deixa margem para muita interpretação podendo inclusive gerar abusos, tipo criar um pj maximizado em apenas um ou dois aneis e usa-los para fazer todas as skills. Para cada ponto de anel adiciona-se 1d6 especial à pilha e para cada ponto de skill adiciona-se 1d12 especial que são rolados juntos. Depois escolhe-se uma quantidade de dados igual ao valor do anel para guardar e contar no resultado descartando-se os demais, exatamente como no R&K. 

De cara já percebo alguns problemas como a possibilidade se rolar 10 dados na pilha (efeito caminhão de dados) que era no meu ver já era um problema nas edições passadas. Ou tro problema está no formato dos dodos que possuem diversos símbolos nas faces tornando muito mais lento o processo de escolha de quais dados guardar. Com os d10 comuns muitas vezes o downtime já quebrava o drama e a ação enquanto o jogador somava os resultados. Some-se à isso que depois da rolagem diversas vantagens e desvantagens serão calculadas possibilitando adicionar, remover, rejogar dados e até mesmo mudar seu resultado.

E os símbolos como funcionam? Existem 4 símbolos: sucessos que são somados e comparados com um número alvo, sucesso crítico que permite pegar outro dado igual e rolar e adicionar na pilha (como se 10 dados não bastassem), oportunidade que é independente do sucesso ou falha e no livro existem diversas tabelas de coisas que o jogador pode fazer com eles como acrescentar um detalhe na cena, se lembrar de algo ou perceber alguma coisa na cena. Na maior parte eu achei bem inútil as tabelas de oportunidade que eu vi até agora, as do Star Wars fazem bem mais sentido. E o último símbolo é o Strife que sempre vem adicionado em faces de sucesso e geram stresse emocional. 

Como eu havia dito antes a mecânica foca muito nisto e o truque está em escolher faces com sucesso recebendo o mínimo de Strife possivel. A própria mecânica inibe testes desnecessários o que é bem positivo. Quando o nível de Strife atinge um atributo secundário chamado composure o personagem surta e no livro tem alguns exemplos, tipo ficar paralisado, fugir de medo ou entrar em fúria. Esta parte foi a que eu menos gostei no geral. L5R sempre foi um RPG narrativista e justamente por isso nunca houve necessidade de colocar isto em mecânica. Os próprios níveis de Status, Glória e Honra servem para isto. O drama é criado ao redor da necessidade de se ater aos moldes sociais quando suas necessidades são contrárias. Na minha visão criar uma mecânica inserida no cerne do sistema que força o personagem a quebrar seu código de conduta é um erro gravíssimo. É como colocar uma mecânica que cause perda de sanidade em cada rolagem do call of cthulhu.

Bom pessoal não há como esconder que o que eu vi até agora é bem desanimador. Como eu mencionei, duvido muito que a FFG tenha condições de alterar o jogo nesta altura do campeonato. No máximo poderá fazer alguns ajustes, mas o app está pronto e provavelmente os dados estão sendo fabricados na China neste mesmo momento. A própria FFG tem histórico de não houvir a opinião dos fãs e jogadores. É muito decepcionante que depois de tanto tempo esperando, a nova edição esteja tomando rumos de uma cagada tão grande como foi o Warhammer Fantasy 3ª edição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens